Mestrado - De volta à Luta

Após um tempo afastado das obrigações "mestradisticas", após todos os créditos concluídos, após um ano repleto de turbulências (2005); mas é claro que 2005 foi um ano excelente, meu filho nasceu e construi minha casa própria, agora é suar para pagar né; mas voltando ao assunto, hoje dia 23/03/2006 recebi o tema do mestrado.
Não é bem um tema que se procura em um livro e já era, é uma idéia muito interessante e envolve muitos conceitos, os quais pretendo compartilhar aqui, mesmo sabendo que não há ninguém lendo, pelo menos eu terei registros do que faço, afinal de contas é para isso que serve o Blog.
Bem hoje fiquei por conta de pesquisar referências bibliográficas sobre a parte legal, pois tem a parte mais legal que fica para depois. Em relação a primeira parte, tem a ver com desenvolvimento em realidade virtual, 3D, Jogos, muita matemática e física, quer dizer matemática e física ficam para a parte mais legal, ou seja, para depois!
Pesquisei então algumas ferramentas, as quais devo me dedicar ao aprendizado máximo e para não ficar só procurando, procurando, procurando, procurando, resolvi parar de procurar e por um tempo vou tentar me dedicar às ferramentas abaixo:
Sabe aquele livrinho minutos de sabedoria? Então, que você abre e sempre tem algo escrito para você! Comprei a Linux Magazine #18 devido ao artigo "Voz sobre IP" que é algo muito interessante também, mas de quebra na revista veio para mim Criação 3D. E esse artigos me ajudaram a tomar essa primeira decisão sobre as ferramentas a serem utilizadas.

Blender - Software OpenSource de modelagem 3D, animação, renderização e mais um monte de coisas que devo me famliarizar.

Python e Python-BR - Python é uma linguagem dinâmica orientada a objetos que eu devo aprender pois se fala muito nela hoje.

OpenGL - É uma biblioteca 3D.

Então, devo me concentrar nesses três carinhas para começar meus estudos!

LIVROS
Alguns livros encontrados por aí e dignos de atenção, detalhe, na Amazon há livros muitíssimo baratos.

AI for Game Developers
by David M. Bourg, Glenn Seemann
ISBN: 0596005555
Esse livro foi sugerido pelo orientador, mas lendo um pouco mais os comentários dos leitores, notei que há outros livros que podem ser melhor empregados no começo. Mas faz parte da lista e como foi indicação do orientador, está em primeiro lugar.

AI Techniques for Game Programming (The Premier Press Game Development Series)
by Mat Buckland
ISBN: 193184108X
Esse livro foi bem indicado para uma introdução.

OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva
Autor: Marcelo Cohen e Isabel Harb Manssour
SBN: 85-7522-084-5
É o livro mais atual, de 2006 e fala exclusivamente da biblioteca OpenGL e está em portugês.

Beginning C++ Game Programming (Game Development Series)
ISBN: 1592002056
by Michael Dawson

Beginning OpenGL Game Programming (Game Development Series)
by Dave Astle, Kevin Hawkins
O livro foi bem indicado e junto a ele o site com os tutoriais, na verdade não precisa do livro, mas é bom ter o livro para não dispersar com internet.
ISBN: 1592003699
http://nehe.gamedev.net/ Site indicado no livro.

O bom da Amazon é que se pode comprar esses livros usados bem baratinhos, ótimo para o 3º mundo.

Agora, uma procurada no Emule também não vai machucar ninguém não é mesmo!

Mãos a obra, a primeira coisa é brincar com o Blender e fazer os exemplos da revista, depois conto a experiência, normalmente não funciona nada esses lances de revistas, não é mesmo.

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